ASPECTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS INCLUÍDOS EM ESCOLA DE SANTA CATARINA
Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa sobre a prática pedagógica do segundo professor. O objetivo deste estudo é refletir sobre a prática pedagógica das professoras de atendimento em classe, no ensino regular da educação básica do Estado de Santa Catarina. Para comprovar as hipóteses foi utilizada a metodologia qualitativa e realizada pesquisa de campo na Escola EQM, com a utilização de questionário com 11 (onze) perguntas para 11 (onze) profissionais que desempenham essa função. Foram observados grandes desafios em relação a elaboração do plano de aula. Não recebem o planejamento dos professores regentes das disciplinas. Realizam adaptação de conteúdo na hora da aula e também não conseguem planejar aulas juntos por não haver tempo disponível para esta prática. As professoras demonstraram durante a pesquisa que não estão certas quanto a aprendizagem dos alunos, mas observaram que precisam planejar melhor adaptação do conteúdo. Palavras-Chave: Educação Especial. Prática Pedagógica. Deficiência.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.