ASPECTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS INCLUÍDOS EM ESCOLA DE SANTA CATARINA

Autores

  • Deysi Maia Clair Kosvoski Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa sobre a prática pedagógica do segundo professor. O objetivo deste estudo é refletir sobre a prática pedagógica das professoras de atendimento em classe, no ensino regular da educação básica do Estado de Santa Catarina. Para comprovar as hipóteses foi utilizada a metodologia qualitativa e realizada pesquisa de campo na Escola EQM, com a utilização de questionário com 11 (onze) perguntas para 11 (onze) profissionais que desempenham essa função. Foram observados grandes desafios em relação a elaboração do plano de aula. Não recebem o planejamento dos professores regentes das disciplinas. Realizam adaptação de conteúdo na hora da aula e também não conseguem planejar aulas juntos por não haver tempo disponível para esta prática. As professoras demonstraram durante a pesquisa que não estão certas quanto a aprendizagem dos alunos, mas observaram que precisam planejar melhor adaptação do conteúdo. Palavras-Chave: Educação Especial. Prática Pedagógica. Deficiência.

Biografia do Autor

Deysi Maia Clair Kosvoski, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestranda em Educação do PPGEd - Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (2012), graduação em Educação Especial, Universidade do Contestado (2015), especialização em Psicopedagogia - práticas interventivas (2013), Desde 2015 é professora estatutária da Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE, lotada na APAE de Monte Castelo. Assumiu a Coordenação Pedagógica em 2016. Participa como Técnica do Grupo de Pesquisa CNPQ Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS/ UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno do espectro do autismo - TEA, educação especial, currículo funcional, organização escolar, trabalho docente, formação docente, ensino regular e inclusão.

Downloads

Publicado

25-09-2019