RACISMO E NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E O AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O artigo objetiva ter um olhar mais profundo com relação às discriminações e preconceitos que ocorrem no interior das escolas, o que significa obter mais entendimento sobre o fenômeno das violências e suas relações com o racismo, com foco na violência simbólica. Algumas ocorrências, consideradas corriqueiras, devem ser verificadas com mais cuidado, visto que o acúmulo destes fatos e acontecimentos contribui para que haja um sentimento de insegurança e desrespeito para com alunos(as) negros(as) no interior da escola. O racismo na escola, que se manifesta de diversas formas, afeta a constituição da identidade do aluno(a) negro(a) como algo violento. Como metodologia, utilizamos referenciais teóricos que nos auxiliam a entender a problemática a respeito do racismo e da violência. Ao escrevermos este texto nos inquietou tais reflexões sobre a importância da integração dos(as) alunos(as) negra(os) no ambiente escolar, priorizando debates que evidenciem que a sua invisibilidade ainda perdura de forma pouco discutida e problematizada no âmbito escolar. Não dá mais para ficar apenas no desejo de enfrentar a igualdade e o acolhimento das diferenças, a escola precisa tornar este enunciado em práticas reais. Palavras-chave: violência simbólica; racismo; escola.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.