ESTUDANTES E AS VIOLÊNCIAS ESCOLARES: PROTAGONISTAS OU VÍTIMAS?
Resumo
Este texto tem como objetivo fazer educadores refletirem sobre as bases teóricas que sustentam os conceitos sobre violências escolares. A violência é um fenômeno social complexo e deve ser estudada em conjunto com os sistemas simbólicos que lhes atribuem sentido. A problemática das violências – seja aquela em que o jovem é vítima, ou protagonista – vem provocando perplexidade e preocupação no meio escolar. Busca-se averiguar como as violências ocorrem no ambiente escolar e seus efeitos na vida escolar de alunos, com o propósito de examinar suas oportunidades de igualdade e de direito à educação. Em estudos atuais no Brasil (CAMPOS, TORRES & GUIMARÃES, 2004; VELHO, 2000; ZALUAR, 2000), um ponto que tem sido destacado diz respeito à tendência da banalização da violência. Por vezes, a escola, não tem cumprido sua função social, ao contrário, legitima as violências, principalmente, a simbólica, além de disseminar um padrão único de ensino, difunde o caráter da meritocracia para autenticar as desigualdades. Considerando estes aspectos, conclui-se que por meio da articulação entre os diversos segmentos e agentes que compõem a comunidade escolar, a escola deve viabilizar um processo de gestão democrática, amenizando as violências. Palavras-chave: violências escolares; violência simbólica; estudantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.