EDUCAÇÃO INFANTIL E AS VIOLÊNCIAS SILENCIADAS: UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO E ACOLHEDOR?
Resumo
Este artigo tem como tema principal observar no âmbito geral, a violência escolar e suas características e, no específico, a violência escolar na educação infantil, que por vezes acontece de maneira silenciada. O propósito é levantar a reflexão sobre como as violências interferem diretamente na trajetória escolar da criança e consequentemente na qualidade da educação. A temática é comum em ambientes escolares, entretanto pouco explorado e também pouco refletido visto que muitos professores da educação infantil não acreditam que suas atitudes diárias podem se tornar formas de violências. Geralmente a escola compreendem as violências somente quando acontecem embates físicos e se esquece das violências psicológicas ou simbólicas. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que versam sobre o tema violência na educação infantil, principalmente a violência simbólica, com conceitos de Silva (2016); Angst, Menegotto e Giongo (2015); Souza e Castro (2008); Salles, Fonseca e Adam (2016); Riscal, S. e Riscal, J. (2016). Além disso, referendamos o ECA e as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Concluímos que existe certa indiferença educacional, ainda práticas pedagógicas ultrapassadas que acabam reproduzindo as violências de forma contínua e natural. Palavras-chaves: Violência escolar; crianças; educação infantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.