CONSTRUÇÃO DE GÊNERO E VIOLÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo surge pelo interesse em compreender como uma educação desde a primeira infância, que atribui às meninas a sensibilidade e a fragilidade, e aos meninos a força e brutalidade, discrimina e violenta. Buscamos refletir sobre até que ponto educadores são sexistas. O objetivo deste estudo é contextualizar a construção social do gênero e as suas violências simbólicas na escola de Educação Infantil. Durante a primeira infância, a criança está envolvida em um mundo que não conhece um ambiente que possui valores e ideias que irá descobrir e que a acompanhará durante seu desenvolvimento. Além do ambiente familiar, a unidade de educação infantil será espaço para esse crescimento através de dinâmicas de socialização e aprendizagem que serão planejadas ou realizadas de forma espontânea. Nesse sentido, as ações que adultos praticam irão permitir ou coibir comportamentos de crianças pequenas, confrontando a aceitação de certo e errado de uma sociedade. Entre aprendizados e discussões, fundamentamos algumas questões e autores que referendam a temática sobre a construção de gênero e como esse se torna uma violência, principalmente quando pensamos no significado da infância e o que apresentam as políticas públicas de educação. Palavras-chave: Educação infantil; gênero; violências escolares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.