CONCEITUANDO AS VIOLÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA NA EUROPA E NO BRASIL
Resumo
Partindo da premissa de que a discussão sobre a temática das violências faz-se necessária para a sociedade e escola, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema com o objetivo de conceituar e refletir sobre diferentes definições e perspectivas no Brasil e em alguns países da Europa. Assim, a proposta deste artigo é trazer alguns conceitos e tipos de violências, com intenção de abarcar os conflitos sociais e escolares, contextualizando como a escola estabelece a punição e o disciplinamento. Para realizar as análises, os países escolhidos foram Holanda, Inglaterra e França, sendo que estes preocupados com o aumento do fracasso escolar realizaram pesquisas sobre a temática, porém cada uma delas possui suas particularidades e métodos. Os países pesquisados neste estudo demonstram que são várias as características que se assemelham, porém também se diferenciam em relação aos contextos e cultura de cada país, mas a violência – sendo o tema em comum – está sendo abordada com vistas a contribuir com reflexões e pesquisas sobre possibilidades mais humanizadas para todos os envolvidos: educadores, alunos e comunidade. Palavras-chave: Violências escolares, Europa; Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.