PROCEDIMENTOS FAMILIARES ADEQUADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE ASPERGER
Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o envolvimento familiar e a autonomia de uma pessoa com Síndrome de Asperger (S.A). Serão tratadas questões que abordam a relevância da família na construção da autonomia do adolescente com essa síndrome. Sabe-se da importância da autonomia em nossas vidas para que possamos fazer nossas próprias escolhas, refletir sobre nossos atos, reconhecer erros e acertos e definir nossas metas. Para alguém com S.A essa autonomia requer a ajuda de especialistas e o apoio da família. O desenvolvimento da autonomia envolve fatores culturais, sociais e as características pessoais. Para que a família possa oferecer suporte para um adolescente com S.A., na construção de sua autonomia, deve-se ter iniciado um trabalho a partir do momento em que se recebe o diagnóstico, por isso a importância do diagnóstico precoce. É de suma importância para se dar apoio ao adolescente com S.A. que a família busque informações e auxílio profissional. Palavras-Chave: Síndrome de Asperger. Adolescência. Família. Autonomia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.