CONTRIBUIÇÕES VYGOTSKYANAS PARA A PSICOPEDAGOGIA
Resumo
O desenvolvimento social está relacionado, entre outros fatores, à qualidade da educação, considerada hodiernamente direito universal. A imposição natural da ampliação do acesso à educação confere nova demanda relacionada à dificuldade de assimilação de conteúdos, entre determinados grupos emergentes. Neste cenário, que se apresenta desafiador pela crescente demanda citada, as intervenções psicopedagógicas surgem como apoio; entretanto sua intervenção deve abarcar questões que vão além dos aspectos cognitivos. Em síntese, a Psicopedagogia propõe-se a compreender o processo de ensinoaprendizagem, buscando o desenvolvimento, em especial, daqueles grupos menos favorecidos, possibilitando o êxito não apenas escolar, mas também na convivência em sociedade. Neste sentido, as Teorias de Vygotsky constituem-se alicerces para uma intervenção psicopedagógica, pois se relacionam com as ações e intervenções do Psicopedagogo. Esta intervenção, em resposta às exigências sociais, visa proporcionar aos atores da educação, presentes no contexto escolar, ferramentas para reflexão e mobilização em atuação mediadora nos processos de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Vygotsky, Psicopedagogia, aprendizagem, contexto escolar.Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.