CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: APONTAMENTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
A obra de Jean Piaget é extensa e ainda possibilita novas explorações e releituras. Dentre as múltiplas questões trabalhadas pelo pesquisador suíço ao longo de sua vida acadêmica, sua concepção de educação e do uso de métodos ativos (de métodos que tornassem os alunos protagonistas de sua aprendizagem) tem sido bem explorada em diversas investigações em diferentes níveis da Educação Escolar, em especial, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Séries Iniciais. No caso da Educação Profissional, essas investigações ainda são tímidas, o que demonstra a relevância do presente estudo que visa relacionar as concepções de Educação e Métodos Ativos de Piaget à Educação Profissional de Nível Médio. Tal modalidade de ensino está em franco crescimento no Brasil, notadamente, a partir dos governos representativos entre 2002 e 2016 e da criação do Programa Nacional do Ensino Técnico em 2011. A questão que se coloca no presente trabalho consiste em: como podemos partir das concepções de Jean Piaget sobre Métodos Ativos para promover um ensino técnico-profissional que possibilite a formação do discente para o mundo do trabalho? Para tanto, o presente trabalho divide-se em duas partes: na primeira parte, relacionamos as ideias de Educação, de Ensino-aprendizagem e Método Ativo vinculando-as ao contexto histórico em que foram produzidas; na segunda, parte-se dos conceitos anteriores para apresentar opções de ação no ensino técnico profissional de nível médio. Partindo da produção de Piaget como fonte de estudo, propõe-se que os métodos ativos são a melhor forma de romper com uma visão tecnicista na educação profissional, desde que a ação do estudante seja relacionada aos conhecimentos que estes métodos visam trabalhar, e que as propostas do naturalista suíço oferecem uma boa alternativa para auxiliar na teoria e prática docente. Palavras-chave: Ensino Técnico-Profissional; História Intelectual; História das Ciências; História da Educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.