RELAÇÃO ENTRE IDEOLOGIAS, PENSAMENTO E PRÁTICA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Resumo
Ensinar com sentido transformador, de modo que o conhecimento adquirido, geral e específico, associe-se ao desenvolvimento de aptidões e habilidades que tornem os alunos competentes para enfrentar diferentes situações e que possam desenvolver-se como pessoas, como cidadãos críticos e participativos cuja atuação se traduza em competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. Desta forma é claro que o professor e escola necessitam desenvolver dimensões de avaliação dos contextos formativos, através da criação de culturas, políticas e práticas inclusivas, levando em consideração a existência de alunos com dificuldades específicas que não devem ser deixadas de lado dentro de um contexto de educação profissional. É necessário considerar as múltiplas inteligências e ainda o conhecimento trazido pelo aluno. Trabalhando a individualidade e a coletividade, a fim de reparar lacunas históricas relacionadas a educação. Para isso utilizou-se sequência didática com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais visando a comunicação como prática educativa levando em consideração a variedade de idade, gênero e ideologia dos alunos. Palavras-chave: Cognitiva. Individual. Comunicação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.