ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2010 A 2016)
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo central compreender quais são os temas e as proposições encontradas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES com relação à Alfabetização e ao Letramento na EJA. Com base em Paulo Freire (2016), a pesquisa buscou ainda identificar possíveis relações destas temáticas e proposições com a proposta de educação dialógica anunciada pelo autor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base em Lima e Mioto (2007), realizada a partir de oito teses selecionadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Na análise das teses, destacaram-se quatro eixos temáticos: gêneros literários, produções textuais, leitura de texto e língua materna. As análises realizadas demonstram uma insuficiência de pesquisas sobre o campo da EJA e seus sujeitos, bem como sobre as práticas de letramento e alfabetização, especificamente as que envolvem gêneros textuais. Demonstram, ainda, a importância de se conceber a linguagem como processo de interação em todo o conjunto da escola, devido à sua importância nas interações sociocomunicativa. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização e Letramento. Diálogo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.