ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é verificar se os documentos que norteiam a educação básica e orientam a formação docente referente aos processos metodológicos e práticas curriculares de alfabetização e letramento atendem e possibilitam o ensino de alunos surdos numa proposta bilíngue de letramento tal qual está posto no Decreto Nº 5.626/05. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que visa discutir as concepções presentes na legislação atual sobre a educação para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental - alfabetização e letramento, e, para isso, tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco de análise volta-se também para a formação docente e para as perspectivas teóricas e os métodos de alfabetização e letramento que são priorizados nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Federais do Estado de São Paulo. Discutir acerca da educação bilíngue de surdos sob a ótica da legislação e da formação do pedagogo constituirá a problemática deste estudo. A natureza do referido trabalho é documental, de abordagem qualitativa e de investigação do tipo descritiva. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal de periódicos da CAPES, bem como foi utilizado também como fonte de estudo as obras “Escola e Diferença” e “Tenho um aluno surdo, e agora?”. Dentre os resultados, percebe-se que a legislação educacional, neste caso a BNCC, é pensada em uma lógica que preza, acima de tudo, a Língua Portuguesa (oral e escrita) e os métodos fonológicos de ensino e, desse modo, fecha-se às minorias linguísticas, entre elas, a surda e suas especificidades. Além de que, a escola e a formação inicial do pedagogo são marcadas por sérias limitações e grandes dissonâncias em relação à educação bilíngue de surdos, que pouco se aproxima com o que está estabelecido no Decreto Nº 5.626/05. Palavras-chave: Surdez. Educação bilíngue de surdos. Alfabetização e letramento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.