BRINCAR EM CONTEXTOS DE RECREIO ESCOLAR: CONTRIBUTOS DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS BRASILEIRAS
Resumo
No contexto da ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos de duração, surge uma nova demanda pedagógica com relação às práticas direcionadas as crianças. Nesta etapa educacional, brincar vêm ocupando um papel secundário, com tempos e espaços restritos. Dentre os espaços potenciais para brincar, o recreio escolar mostra-se como momento privilegiado no cotidiano escolar. Parte-se da consideração de que o recreio escolar é contexto educativo e, por isso, representativo de processos de ensinar e de aprender para as crianças. Somado a isso, há o reconhecimento da necessidade de produção de pesquisas nesses contextos. O objetivo desta pesquisa, originária de uma iniciação científica com financiamento CNPq, foi identificar e apresentar as produções científicas brasileiras recentes, que abordaram o brincar/jogar inserido em contextos de recreio/ pátio escolar, nas escolas de Ensino Fundamental de 9 anos de duração. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986), de abordagem qualitativa, e que tomou como fontes de levantamento, as produções científicas disponibilizadas no SCIELO Brasil e na ANPEd. Dos levantamentos realizados, foram selecionadas e identificadas 5 produções científicas brasileiras recentes, no período de 2011 a 2015. Dentre os resultados, o exame dessas produções mostrou que há pouca produção científica brasileira recente sobre essa temática, disponibilizada no SCIELO – Brasil, assim como divulgadas nas reuniões nacionais da ANPEd e que há pouca valorização do recreio como um rico contexto educativo para as crianças. Palavras-chaves: Brincar. Recreio Escolar. Criança. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.