A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA DE VIGOTSKI NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
Resumo
O presente estudo analisou a inserção da psicologia de Vigotski nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) das escolas de tempo integral que atenderam o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) no ano de 2016. Trata-se de uma pesquisa documental que analisou 18 documentos da rede municipal. A análise dos documentos mostrou a presença dos conceitos e das ideias da psicologia histórico-cultural, de modo que foi possível verificar a predominância da discussão sobre a ideia de interação/mediação, que se encontra em 10 PPP’s. De maneira geral, os documentos apresentam coerência ao desenvolver as ideias de Vigotski e isso pode ser atribuído ao fato de a RME possuir um documento que fundamenta e norteia os Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Os PPP’s ao discutirem sobre Vigotski apresentam como fonte alguns livros do autor, como A Formação social da Mente (2009) e Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem (1998), além do documento Proposta Político-Pedagógica Para a Educação Fundamental da Infância e da Adolescência da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (2016).Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.