A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA DE VIGOTSKI NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

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Resumo

O presente estudo analisou a inserção da psicologia de Vigotski nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) das escolas de tempo integral que atenderam o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) no ano de 2016. Trata-se de uma pesquisa documental que analisou 18 documentos da rede municipal. A análise dos documentos mostrou a presença dos conceitos e das ideias da psicologia histórico-cultural, de modo que foi possível verificar a predominância da discussão sobre a ideia de interação/mediação, que se encontra em 10 PPP’s. De maneira geral, os documentos apresentam coerência ao desenvolver as ideias de Vigotski e isso pode ser atribuído ao fato de a RME possuir um documento que fundamenta e norteia os Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Os PPP’s ao discutirem sobre Vigotski apresentam como fonte alguns livros do autor, como A Formação social da Mente (2009) e Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem (1998), além do documento Proposta Político-Pedagógica Para a Educação Fundamental da Infância e da Adolescência da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (2016).

Biografia do Autor

Soraya Vieira Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação e Professora da área de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

25-09-2019