CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DE LEITURA E ESCRITA

Autores

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa educacional que foi desenvolvida na modalidade de monografia. Tem-se como base teórica os constructos da autorregulação da aprendizagem, trata-se de uma teoria pouco difundida no Brasil. O processo de autorregulação envolve a utilização de estratégias de estudo, as quais devem ser ensinadas intencionalmente aos alunos, para que a partir do ensino e apreensão de tais estratégias eles possam regular o uso das mesmas. Estabeleceu-se como objetivo geral: Verificar como os alunos de um 5° ano do Ensino Fundamental utilizam estratégias de autorregulação da aprendizagem na leitura e escrita e o que entendem por estratégias de aprendizagem. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo com análise de dados qualitativa por meio da análise de conteúdo, a pesquisa educacional foi realizada em uma escola da rede municipal de Campinas-SP. Foi possível inferir que as estratégias ensinadas pela professora surtiram mais resultados e positivos, os alunos também apresentaram estratégias não eficazes. Ressalta-se a importância da apreensão e ensino da autorregulação da aprendizagem. Palavras-Chave: Autorregulação. Estratégias de estudo. Ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Jady Ariéle Cavalcanti Ruas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC de Campinas, bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduada no curso superior de Pedagogia pela PUC de Campinas.Desenvolveu duas pesquisas de Iniciação Científica na linha de pesquisa formação de professores e práticas pedagógicas, com foco na autorregulação da aprendizagem e avaliação formativa. Desenvolveu atividades como monitora das disciplinas de Sociologia da Educação, Sociologia Geral, Pesquisa I, Política educacional A e Teoria de Currículo na faculdade de Educação da PUC-Campinas. Tem experiência na área da Educação, atuando como professora auxiliar na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais).

Eliete Aparecida de Godoy, Pontifícia Universidade Católica de Capinas.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Experiência na Gestão da Educação Básica, como docente universitária em graduação e pós graduação na área da Educação e em Gestão Pública . Atuação como Secretária Municipal de Educação durante 8 anos; Gestora de Projetos; atuação como Secretária Municipal de Governo e Planejamento na Prefeitura Municipal de Amparo durante 3 anos. Docente convidada do curso Pós Graduação Lato Senso UNIFRAN - "As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral". Integrante do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral na linha de pesquisa: Convivência na escola: virtudes, bullying e violência. Pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas de Gênero, Raça/Etnia e Geração - (NEPGREG), do(a) Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora no grupo de pesquisa GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista, do(a) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Experiência como docente bolsista Capes no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente docente e Integradora Acadêmica de Graduação na Faculdade de Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

25-09-2019