CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa educacional que foi desenvolvida na modalidade de monografia. Tem-se como base teórica os constructos da autorregulação da aprendizagem, trata-se de uma teoria pouco difundida no Brasil. O processo de autorregulação envolve a utilização de estratégias de estudo, as quais devem ser ensinadas intencionalmente aos alunos, para que a partir do ensino e apreensão de tais estratégias eles possam regular o uso das mesmas. Estabeleceu-se como objetivo geral: Verificar como os alunos de um 5° ano do Ensino Fundamental utilizam estratégias de autorregulação da aprendizagem na leitura e escrita e o que entendem por estratégias de aprendizagem. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo com análise de dados qualitativa por meio da análise de conteúdo, a pesquisa educacional foi realizada em uma escola da rede municipal de Campinas-SP. Foi possível inferir que as estratégias ensinadas pela professora surtiram mais resultados e positivos, os alunos também apresentaram estratégias não eficazes. Ressalta-se a importância da apreensão e ensino da autorregulação da aprendizagem. Palavras-Chave: Autorregulação. Estratégias de estudo. Ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.