O PEDAGOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CRAS DE UM DISTRITO DE BELÉM/PA.

Autores

  • Bruna Fernanda Pacheco Pereira da Silva

Resumo

A pesquisa objetivou identificar os desafios e as possibilidades que ocorrem no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado em um Distrito de Belém-PA. A coleta de dados foi realizada in loco através de pesquisa bibliográfica, retirando as informações referentes as atividades desenvolvidas dos relatórios disponibilizado pelo Centro de Referência de Assistência Social no período de março a dezembro de 2016, além de questionário aberto direcionado à Pedagoga que atua no referido Centro. Concluiu-se que a pedagoga do Centro consegue transformar as dificuldades em possibilidades dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e que a educação em espaço não formal tem contribuído para diminuição da vulnerabilidade social já que os usuários do serviço estão tendo oportunidade de participar de práticas pedagógicas que contribuem para sua formação enquanto sujeito. Contudo também notamos a necessidade de capacitação, investimentos e um olhar mais sensível para a formação do profissional da pedagogia que atua na área.

Biografia do Autor

Bruna Fernanda Pacheco Pereira da Silva

A pesquisa objetivou identificar os desafios e as possibilidades que ocorrem no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado em um Distrito de Belém-PA. A coleta de dados foi realizada in loco através de pesquisa bibliográfica, retirando as informações referentes as atividades desenvolvidas dos relatórios disponibilizado pelo Centro de Referência de Assistência Social no período de março a dezembro de 2016, além de questionário aberto direcionado à Pedagoga que atua no referido Centro. Concluiu-se que a pedagoga do Centro consegue transformar as dificuldades em possibilidades dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e que a educação em espaço não formal tem contribuído para diminuição da vulnerabilidade social já que os usuários do serviço estão tendo oportunidade de participar de práticas pedagógicas que contribuem para sua formação enquanto sujeito. Contudo também notamos a necessidade de capacitação, investimentos e um olhar mais sensível para a formação do profissional da pedagogia que atua na área.

Downloads

Publicado

09-08-2021