O PEDAGOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CRAS DE UM DISTRITO DE BELÉM/PA.
Resumo
A pesquisa objetivou identificar os desafios e as possibilidades que ocorrem no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado em um Distrito de Belém-PA. A coleta de dados foi realizada in loco através de pesquisa bibliográfica, retirando as informações referentes as atividades desenvolvidas dos relatórios disponibilizado pelo Centro de Referência de Assistência Social no período de março a dezembro de 2016, além de questionário aberto direcionado à Pedagoga que atua no referido Centro. Concluiu-se que a pedagoga do Centro consegue transformar as dificuldades em possibilidades dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e que a educação em espaço não formal tem contribuído para diminuição da vulnerabilidade social já que os usuários do serviço estão tendo oportunidade de participar de práticas pedagógicas que contribuem para sua formação enquanto sujeito. Contudo também notamos a necessidade de capacitação, investimentos e um olhar mais sensível para a formação do profissional da pedagogia que atua na área.Downloads
Arquivos adicionais
- O PEDAGOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO DISTRITO DE BELÉM/PA
- O PEDAGOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO DISTRITO DE BELÉM/PA
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.