OBSERVANDO A ASTRONOMIA POR OUTRO ÂNGULO, COM A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA COMPUTACIONAL LIVRE CELESTIA
Resumo
As novas tecnológicas da informação vêm despertando novas abordagens em se ensinar conteúdos através da utilização de softwares específicos. Dessa forma, buscou-se através deste trabalho apresentar uma metodologia de ensino dos fundamentos de Astronomia utilizando o programa computacional Celestia, como forma inovadora em se trabalhar este conteúdo integrado à disciplina de Geografia. Dessa forma, foram trabalhadas 4 (quatro) turmas do ensino médio, num total de 200 alunos do IFPB-CG. O resultado foi bastante satisfatório nos aspectos de geração de conhecimento para a turma, que demonstrou muito interesse pelo programa e aumentaram bem mais seus conhecimentos sobre os astros espaciais. Esse trabalho também discutiu as várias formas de interdisciplinaridade e a relevância do professor no repasse desses assuntos em sala de aula utilizando objetos virtuais no processo de ensino aprendizagem.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.