O USO DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Autores

  • Diandra Tábata Nunes Lima Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle Canoas
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas http://orcid.org/0000-0002-8632-3374

Resumo

Esta pesquisa possui como tema a música e o seu uso para a alfabetização. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre o uso da música como facilitadora do processo de alfabetização. Em nossa metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a música como potencializadora dos seguintes aspectos: a) aprendizado da leitura e da escrita; b) processos físicos, psíquicos e mentais da alfabetização; c) autonomia no ato de ler o texto e o contexto. Concluímos que a música é um excelente recurso que pode ser utilizado na fase da alfabetização, pois representa uma fonte de estímulos no processo educativo. Não se trata somente de um instrumento de alfabetização, porque a música é um excelente instrumento de cidadania.

Biografia do Autor

Diandra Tábata Nunes Lima, Universidade La Salle Canoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestra em Educação na Universidade La Salle Canoas, com bolsa CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: louise.quadrosdasilva@gmail.com

Downloads

Publicado

25-09-2019