SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO EF REFLETINDO ACERCA DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE VERBO
Resumo
Resumo: Neste artigo, apresentamos o resultado parcial de uma dissertação que se propôs realizar uma mediação didática com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública na Paraíba. Para tanto, observamos como eram planejadas e realizadas as atividade didáticas e a partir desse trabalho de campo reconhecemos a necessidade de uma (re)orientação didática para elaboração das atividades voltadas ao ensino da categoria gramatical verbo. Nesse sentido, sugerimos aos participantes a construção de uma sequência de atividades, proposta que foi acolhida com bom ânimo. O objetivo desse estudo é verificar as contribuições metodológicas mobilizadas, via mediação, por meio do dizer dos professores. Então, para conhecermos as implicações pedagógicas da mediação, organizamos uma situação denominada de relato reflexivo a fim de que os participantes através da autorreflexão estabelecessem a relação teoria-prática ao seu fazer docente. A análise apontou que a sequência de atividades foi um instrumento para que a gramática da língua fosse compreendida como parte constitutiva dos enunciados produzidos e recepcionados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.