DIRIGENTE ESCOLAR E SEUS MECANISMOS DE ACESSO AO CARGO: ESTUDO DA REVOGAÇÃO DA LEI Nº 019/2013 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO MIGUEL-RN
Resumo
Este artigo é parte de uma monografia apresentada a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Curso de Pedagogia, tendo a discussão da eleição direta para o cargo de dirigente escolar como temática central. Realizamos estudos em torno dos mecanismos de acesso ao cargo do dirigente e sua relação com a gestão democrática da escola pública. Teve como objetivo geral investigar o contexto de revogação da Lei nº 019/2013, que determinava as eleições de dirigente escolar mediante processo eletivo nas escolas públicas do município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, deu-se por meio de aplicação de questionários semiestruturados desenvolvidos com vereadores do município de São Miguel que participaram do processo de revogação da lei. Os sujeitos partícipes da pesquisa argumentam a inconstitucionalidade da Lei nº 019/2013 como justificativa que fundamentou sua revogação na cidade, considerando, a grosso modo, as leis federais que tratam do cargo de diretor como cargos em comissão que são de livre escolha do poder executivo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.