BEM-ESTAR SUBJETIVO E BEM-ESTAR NO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

Resumo

O Bem-Estar Subjetivo (BES), conhecido como felicidade, está relacionado ao que as pessoas pensam (dimensão cognitiva) e sentem (dimensão afetiva) sobre sua vida. O Bem-Estar no Trabalho (BET) está relacionado à satisfação no trabalho; ao vínculo positivo do indivíduo, tanto com o ambiente quanto ao exercício de sua atividade laboral. Este estudo teve como objetivo investigar o BES e o BET em 50 professores de uma escola pública do Rio de Janeiro, com média de idade 42 (Desvio Padrão de 8,1), que responderam a um questionário sócio-econômico-demográfico-ocupacional e às Escalas Psicológicas. Foi observada a prevalência de Afetos Positivos (M=28,57; DP=3,68); de BET (M=50,36; DP= 10,32); e de satisfação com a vida (M=22,02; DP=6,37); sobre os Afetos Negativos (M=22,9; DP=4,95) e os Afetos Negativos no Trabalho (M=40,18; DP=11,45); sugerindo que, de modo geral, e apesar das insatisfações reveladas nos Afetos Negativos, esses docentes reagem a eventos externos, às experiências internas (subjetividade), adaptando-se às novas condições; mantendo, positivamente, seu nível de bem-estar, o que conduz a realização de um trabalho com resultados positivos, reflexo de práticas docentes assertivas. Palavras-chaves: Psicologia Positiva; BES; BET; Educação Básica; Docentes.

Biografia do Autor

Glaucia Mussa Alevato De Sant'Anna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Ciências Físicas e Biológicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Emmy Uehara Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Psicologia Clínica – PUC-Rio Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRRJ

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2020