BEM-ESTAR SUBJETIVO E BEM-ESTAR NO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O Bem-Estar Subjetivo (BES), conhecido como felicidade, está relacionado ao que as pessoas pensam (dimensão cognitiva) e sentem (dimensão afetiva) sobre sua vida. O Bem-Estar no Trabalho (BET) está relacionado à satisfação no trabalho; ao vínculo positivo do indivíduo, tanto com o ambiente quanto ao exercício de sua atividade laboral. Este estudo teve como objetivo investigar o BES e o BET em 50 professores de uma escola pública do Rio de Janeiro, com média de idade 42 (Desvio Padrão de 8,1), que responderam a um questionário sócio-econômico-demográfico-ocupacional e às Escalas Psicológicas. Foi observada a prevalência de Afetos Positivos (M=28,57; DP=3,68); de BET (M=50,36; DP= 10,32); e de satisfação com a vida (M=22,02; DP=6,37); sobre os Afetos Negativos (M=22,9; DP=4,95) e os Afetos Negativos no Trabalho (M=40,18; DP=11,45); sugerindo que, de modo geral, e apesar das insatisfações reveladas nos Afetos Negativos, esses docentes reagem a eventos externos, às experiências internas (subjetividade), adaptando-se às novas condições; mantendo, positivamente, seu nível de bem-estar, o que conduz a realização de um trabalho com resultados positivos, reflexo de práticas docentes assertivas. Palavras-chaves: Psicologia Positiva; BES; BET; Educação Básica; Docentes.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.