CONHECENDO, ANALISANDO E IDENTIFICANDO A TERMINOLOGIA QUE MELHOR REPRESENTA A CLASSE SOCIAL QUE NÃO ESCUTA.
Resumo
Existem muitos vocábulos que representam a classe social que não escuta e entre tantos os mais comuns são: surdo-mudo, deficiente auditivo e surdo. O artigo propõe a escolha do que melhor representa estes agentes. Para a seleção sugere as ideias de Bourdieu, Chamboredon e Passeron (1999) que consistem em: conhecer as origens, os conceitos e analisar os possíveis valores dessas expressões antes de empregá-las. Dividimos este estudo em três partes: conhecendo as origens e os conceitos; analisando seus efeitos e identificando a terminologia que melhor representa. Seguimos a metodologia de revisão bibliográfica e concluímos que a nomenclatura que o indivíduo que não escuta ou escuta muito pouco e que está inserido dentro de um contexto cultural, gosta de ser chamado de surdo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.