O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO

Autores

  • Vanessa dos santos Universidade Federal de São Carlos
  • Dayara Sigoli Santana Formada Em Administração pela FADISC; Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Gabriela Fernanda Espego Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este artigo versa sobre as implicações da gestão democrática na construção do conhecimento dos sujeitos (alunos), tomando como princípio norteador uma pesquisa bibliográfica que busca embasamento na teoria crítica. Assim sendo, o exposto visa evidenciar a linha histórica que abarca o termo democracia e a questão da gestão democrática no contexto brasileiro, elucidando a forma como a gestão é aplicada e também a sua capacidade de impactar na construção da subjetividade do sujeito. Desse modo, será avaliado o porquê das ocorrências de improficiência na busca de uma educação emancipatória, considerando aspectos históricos e a construção social ao qual o Brasil se estrutura. Palavras-chave: Democracia; Gestão democrática; Teoria Crítica; Emancipação.

Biografia do Autor

Vanessa dos santos, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Administração pela Universidade Paulista - UNIP; Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Downloads

Publicado

03-04-2020