AÇÕES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA COMO MECANISMO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

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Resumo

O objetivo da pesquisa aqui relatada é investigar os mecanismos que Institutos Federais adotam para atender as populações vulneráveis, entendidos como uma contribuição para o desevolvimento (local/regional). O recorte espacial compreende a área de abrangência do Instituto Federal Farroupilha, o noroeste do estado; o recorte temporal está entre 2008 a 2018. A metodologia corresponde à pesquisa documental, com ênfase sobre legislação, políticas e normativas internas. Os resultados são discutidos tendo-se em vista a promoção do desenvolvimento, que deve caracterizar a atuação dos Institutos Federais. Constatou-se a existência de inúmeros mecanismos voltados ao atendimento das populações vulneráveis, então tomadas como alvo de processos de inclusão, tal como os Núcleos Inclusivos e suas respectivas atividades (intervenções ou “ações”, estudo, pesquisa e extensão). Destaca-se a existência de coordenações para tratar da inclusão, resoluções internas, políticas de diversidade e inclusão, bem como os referidos núcleos, estes voltados, principalmente, às questões étnico-raciais, de gênero e da educação especial. Há, portanto, um esforço coletivo que concorre para o desenvolvimento, conferindo-lhe um caráter inclusivo. A conclusão é que os mecanismos utilizados pelos Institutos Federais reconhecem as necessidades das populações vulneráveis, mostrando-se preparados para enfrentar as desigualdades e os desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

Arthur Breno Sturmer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

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Publicado

09-08-2021