AÇÕES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA COMO MECANISMO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
Resumo
O objetivo da pesquisa aqui relatada é investigar os mecanismos que Institutos Federais adotam para atender as populações vulneráveis, entendidos como uma contribuição para o desevolvimento (local/regional). O recorte espacial compreende a área de abrangência do Instituto Federal Farroupilha, o noroeste do estado; o recorte temporal está entre 2008 a 2018. A metodologia corresponde à pesquisa documental, com ênfase sobre legislação, políticas e normativas internas. Os resultados são discutidos tendo-se em vista a promoção do desenvolvimento, que deve caracterizar a atuação dos Institutos Federais. Constatou-se a existência de inúmeros mecanismos voltados ao atendimento das populações vulneráveis, então tomadas como alvo de processos de inclusão, tal como os Núcleos Inclusivos e suas respectivas atividades (intervenções ou “ações”, estudo, pesquisa e extensão). Destaca-se a existência de coordenações para tratar da inclusão, resoluções internas, políticas de diversidade e inclusão, bem como os referidos núcleos, estes voltados, principalmente, às questões étnico-raciais, de gênero e da educação especial. Há, portanto, um esforço coletivo que concorre para o desenvolvimento, conferindo-lhe um caráter inclusivo. A conclusão é que os mecanismos utilizados pelos Institutos Federais reconhecem as necessidades das populações vulneráveis, mostrando-se preparados para enfrentar as desigualdades e os desafios contemporâneos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.