MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: ESCOLA PÚBLICA COMO UM ESPAÇO DE (RE)CONSTRUÇÃO COLETIVA

Autores

  • Agnis Oliveira Freitas Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Nunes da Costa Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A heterogeneidade dentro da instituição escolar é uma realidade. Em decorrência dessa diversidade, pluralidade e diferenças no espaço escolar, os conflitos são tensões que nos propõem reflexões no que diz respeito à resolução dos mesmos. O presente relato é decorrência de uma entrevista ocorrida no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos. A entrevista dada por uma professora da rede municipal de São Paulo traz à tona a necessidade de expandir a mediação de conflitos para a comunidade escolar, dando oportunidade aos alunos de protagonizar espaços para resolução dos conflitos que lhes são inerentes. Dito isso, ao longo das páginas que sucederão, discorreremos sobre a entrevista supracitada, definindo as práticas de mediação de conflitos realizadas na escola. Para tanto, recorreremos ao campo de estudos da mediação de conflitos e justiça restaurativa no espaço escolar.

Biografia do Autor

Agnis Oliveira Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, produtora audiovisual e criadora do projeto Quando me Descobri Realeza.

Camila Nunes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, produtora audiovisual e atuante em mídias sociais.

Downloads

Publicado

03-04-2020