MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: ESCOLA PÚBLICA COMO UM ESPAÇO DE (RE)CONSTRUÇÃO COLETIVA
Resumo
A heterogeneidade dentro da instituição escolar é uma realidade. Em decorrência dessa diversidade, pluralidade e diferenças no espaço escolar, os conflitos são tensões que nos propõem reflexões no que diz respeito à resolução dos mesmos. O presente relato é decorrência de uma entrevista ocorrida no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos. A entrevista dada por uma professora da rede municipal de São Paulo traz à tona a necessidade de expandir a mediação de conflitos para a comunidade escolar, dando oportunidade aos alunos de protagonizar espaços para resolução dos conflitos que lhes são inerentes. Dito isso, ao longo das páginas que sucederão, discorreremos sobre a entrevista supracitada, definindo as práticas de mediação de conflitos realizadas na escola. Para tanto, recorreremos ao campo de estudos da mediação de conflitos e justiça restaurativa no espaço escolar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.