CULTURA POPULAR NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO EM UMA ESCOLA SITUADA NA PERIFERIA DE AÇAILÂNDIA-MA
Resumo
Neste artigo propomo-nos a estudar as relações contidas entre memória, patrimônio e identidade, especificamente tratando-se de cultura popular como alicerce à construção do saber humano. Assim, objetiva-se compreender a aquisição do conhecimento com base nas interações sociais dos indivíduos. Para tanto, utiliza-se embasamentos teórico-metodológicos da corrente de pensamento construtivista de Jean Piaget (1896-1930) e socioconstrutivista de Vygotsky (1896-1934), bem como conceitos e ideias de Priori (2005); Murray (2005); Cruz (2008); Domingues (2011), dentre outros. Além disso, as pesquisas realizadas no decurso deste trabalho foram baseadas em duas distintas etapas, organizadas cronologicamente em: procedimentos bibliográficos, onde define-se como corpus textual a obra Cultura Popular e Educação – Salto Para o Futuro, de Silva (2008) e, posteriormente, investigações in loco para composição da abordagem exploratória. No mais, obtém-se como resultado final desta pesquisa a contextualização discursiva da possibilidade de uso da cultura popular como construtora do saber de mundo e didático dos indivíduos, haja vista que o homem é submetido à experiência coletiva e, enquanto ser social, comunga de uma série de costumes de diferentes grupos de pessoas que, por ser assim, estruturam aspectos culturais, sociais, políticos e ideológicos, influenciando, dessa forma, o modo de recepção e construção do conhecimento humano.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.