CULTURA POPULAR NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO EM UMA ESCOLA SITUADA NA PERIFERIA DE AÇAILÂNDIA-MA

Autores

  • Marcelo de Jesus de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0003-0981-2737
  • Tania Regina Zanella Horster Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Resumo

Neste artigo propomo-nos a estudar as relações contidas entre memória, patrimônio e identidade, especificamente tratando-se de cultura popular como alicerce à construção do saber humano. Assim, objetiva-se compreender a aquisição do conhecimento com base nas interações sociais dos indivíduos. Para tanto, utiliza-se embasamentos teórico-metodológicos da corrente de pensamento construtivista de Jean Piaget (1896-1930) e socioconstrutivista de Vygotsky (1896-1934), bem como conceitos e ideias de Priori (2005); Murray (2005); Cruz (2008); Domingues (2011), dentre outros. Além disso, as pesquisas realizadas no decurso deste trabalho foram baseadas em duas distintas etapas, organizadas cronologicamente em: procedimentos bibliográficos, onde define-se como corpus textual a obra Cultura Popular e Educação – Salto Para o Futuro, de Silva (2008) e, posteriormente, investigações in loco para composição da abordagem exploratória. No mais, obtém-se como resultado final desta pesquisa a contextualização discursiva da possibilidade de uso da cultura popular como construtora do saber de mundo e didático dos indivíduos, haja vista que o homem é submetido à experiência coletiva e, enquanto ser social, comunga de uma série de costumes de diferentes grupos de pessoas que, por ser assim, estruturam aspectos culturais, sociais, políticos e ideológicos, influenciando, dessa forma, o modo de recepção e construção do conhecimento humano.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Literatura, História e Imaginário, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura Contemporânea, pelo Instituto Coimbra e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Tania Regina Zanella Horster, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestranda em Ciências Ambientais (UNITAU/SP); Especialista em Docência do Ensino Superior (IESF/MA); Educação de Jovens, Adultos e Idosos (UEMA/MA); Educação a Distância (FACIBRA/PR) e MBA em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação (IBTA/Veris/SP); Graduada em Pedagogia (URCA) e Ciências Biológicas (UEMA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2020