GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO COLETIVA NA ESCOLA

Autores

  • Maria Celia Luiz Corrêa da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Marcela Luiz Corrêa da Silva Mackenzie

Resumo

Neste artigo, abordam-se pontos importantes para discussões referentes ao ambiente escolar, com reflexões sobre o trabalho pedagógico, a gestão democrática, a participação da escola e da comunidade, a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, a cultura escolar e o currículo. Com a visão de diferentes autores e de referências teóricos, este artigo abarca várias temáticas que são pertinentes à realidade da escola, com enfoque na função do coordenador pedagógico. Concluiu-se que como educadores temos que almejar uma escola que pense mais no coletivo; reflita sobre suas práticas e modifique suas ações juntamente com toda comunidade escolar; trabalhe cada vez mais numa perspectiva democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Coordenação Pedagógica; Cultura Escolar; Gestão Democrática.

Biografia do Autor

Maria Celia Luiz Corrêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação de Licenciatura em Pedagogia pela UNIP, especialista pela Universidade Federal de São Carlos.

Marcela Luiz Corrêa da Silva, Mackenzie

Possui bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014), com aprovação na OAB.

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Publicado

03-04-2020