O COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA FIGURA CHAVE À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Resumo
O primeiro passo para entender a complexa relação entre a pobreza e a educação é reconhecer que estamos permeados em nosso cotidiano pelo primeiro elemento e que nos espaços educacionais ele também se faz presente. Nesse sentido, o coordenador pedagógico é um articulador, o qual busca harmonizar as relações no ambiente escolar, orienta as ações pedagógicas e desenvolve planos de formação para os professores. Essas formações são importantes para que os professores saibam como lhe dar com diversas situações, por exemplo, nas que os estudantes vivem em contexto de extrema pobreza. A partir disso, este trabalho, o qual consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, emergiu na tentativa de trazer à tona os estudantes beneficiários do programa bolsa família, sobre os quais se buscou compreender o papel do coordenador pedagógico diante desse grupo. Para este fim, foram estabelecidos como objetivos: demonstrar a importância da coordenação pedagógica e qual a(s) sua(s) função(ões); discorrer sobre o programa Bolsa Família; e, por fim, identificar se existem, de fato, beneficiários do programa referenciado para possível levantamento do percentual correspondente a eles. Assim, os resultados aqui presentes apresentados, a partir das informações coletadas, evidenciam a importância no coordenador pedagógico no ambiente escolar para aprendizagem dos estudantes beneficiários do programa bolsa família.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.