O COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA FIGURA CHAVE À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autores

  • Luiza Carla da Silva Soares Assis Universidade Federal da Bahia
  • Geraldo de Assis Júnior UESC

Resumo

O primeiro passo para entender a complexa relação entre a pobreza e a educação é reconhecer que estamos permeados em nosso cotidiano pelo primeiro elemento e que nos espaços educacionais ele também se faz presente. Nesse sentido, o coordenador pedagógico é um articulador, o qual busca harmonizar as relações no ambiente escolar, orienta as ações pedagógicas e desenvolve planos de formação para os professores. Essas formações são importantes para que os professores saibam como lhe dar com diversas situações, por exemplo, nas que os estudantes vivem em contexto de extrema pobreza. A partir disso, este trabalho, o qual consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, emergiu na tentativa de trazer à tona os estudantes beneficiários do programa bolsa família, sobre os quais se buscou compreender o papel do coordenador pedagógico diante desse grupo. Para este fim, foram estabelecidos como objetivos: demonstrar a importância da coordenação pedagógica e qual a(s) sua(s) função(ões); discorrer sobre o programa Bolsa Família; e, por fim, identificar se existem, de fato, beneficiários do programa referenciado para possível levantamento do percentual correspondente a eles. Assim, os resultados aqui presentes apresentados, a partir das informações coletadas, evidenciam a importância no coordenador pedagógico no ambiente escolar para aprendizagem dos estudantes beneficiários do programa bolsa família.

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Publicado

03-04-2020