A PRESENÇA DA DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO EM UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA

Autores

  • Gabriela Pascoalino Garcia Universidade Federal de São Carlos
  • Heloisa Miranda Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-2464-2601
  • Rebeca Souza Miranda Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente artigo trata da concepção da gestão democrática participativa, da qual permite promover uma maior interação entre o coletivo da escola. Considerando essa interação como fundamental quando se trata de uma gestão escolar, pois essa está em busca de uma democracia participativa englobando toda comunidade escolar. Além disso, reflete sobre a função dos profissionais que fazem parte da chamada gestão que são: diretor, coordenador, supervisor e mediador como é realizada a organização dessas e a importância de cada um desses profissionais saberem seus deveres e se especializarem, colocando como sugestão a formação continuada em que permite uma melhor formação para lidar com as demandas do dia a dia escolar.

Biografia do Autor

Gabriela Pascoalino Garcia, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos

Heloisa Miranda, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos

Rebeca Souza Miranda, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-04-2020