GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO

Autores

  • Vitória Lazzarotto Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Bruna Botelho Vieira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gabriela Michelan de Toni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

A gestão democrática no ensino público brasileiro está garantida por lei desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 e foi reafirmada por outros documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Todavia, ainda hoje há desafios para a implementação dessa gestão nas escolas públicas brasileiras. Nesse sentido, pretende-se, neste estudo, estabelecer um panorama do histórico político e social do país em torno de momentos marcantes para a política, a sociedade e a educação brasileira, a fim de compreender quais são os desafios de implementação da gestão democrática nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para atender a esse objetivo, este artigo está pautado em uma revisão bibliográfica e os principais referenciais teóricos utilizados foram: ANDERSON (2011); ARELARO, JACOMINI, CARNEIRO (2016); CHAUÍ (2017); DAGNINO (2004); FOUCAULT (1999); LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI (2009); LUIZ, RISCAL, JUNIOR (2013); SOUZA (2009) E SOUZA (2019).

Biografia do Autor

Vitória Lazzarotto Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bruna Botelho Vieira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Gabriela Michelan de Toni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

03-04-2020