GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO
Resumo
A gestão democrática no ensino público brasileiro está garantida por lei desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 e foi reafirmada por outros documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Todavia, ainda hoje há desafios para a implementação dessa gestão nas escolas públicas brasileiras. Nesse sentido, pretende-se, neste estudo, estabelecer um panorama do histórico político e social do país em torno de momentos marcantes para a política, a sociedade e a educação brasileira, a fim de compreender quais são os desafios de implementação da gestão democrática nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para atender a esse objetivo, este artigo está pautado em uma revisão bibliográfica e os principais referenciais teóricos utilizados foram: ANDERSON (2011); ARELARO, JACOMINI, CARNEIRO (2016); CHAUÍ (2017); DAGNINO (2004); FOUCAULT (1999); LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI (2009); LUIZ, RISCAL, JUNIOR (2013); SOUZA (2009) E SOUZA (2019).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.