THOMAS KUHN: UMA TRANSPOSIÇÃO CONCEITUAL EM CIÊNCIAS E NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS
Resumo
Resumo: Este artigo pauta-se em uma abordagem qualitativa e na análise bibliográfica, partindo do exame da obra “A Estrutura das Revoluções Científicas” de Thomas Kuhn e da contribuição de trabalhos acadêmicos, dissertações e artigos produzidos a respeito do Ensino de Ciências para alunos Surdos. O artigo tem por objetivo empregar discussão acerca da transição dos paradigmas em Ciências e no Ensino de Alunos Surdos. Embora saibamos que Kuhn não concebia paradigma nas ciências sociais e nem na educação de Surdos, inserimos alguns de seus conceitos no afã de a partir dessa ótica analisar o momento atual da Educação e Ensino de Ciências de alunos Surdos. Os resultados de nossos estudos evidenciam um esgotamento do modelo atual do ensino científico de alunos Surdos que se encontra em uma fase de transição no processo de construção do conhecimento e na organização do ensino e nas práticas educativa. Palavras-chave: Conceitos específicos de Thomas Kuhn. Transição de paradigma. Educação e Ensino de Ciências. Alunos Surdos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.