ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS METAS DO PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) E DO PME (PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO): UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Abel José da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Flavia Camila Gomes Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente artigo busca apresentar o resultado de um estudo que foi organizado por meio de leituras do âmbito documental (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016; SÃO CARLOS, 2006; SÃO CARLOS, 2015; SÃO CARLOS, 2017a, SÃO CARLOS, 2017b) e bibliográfico (HENRIQUES, 2015). O Objetivo foi contextualizar como ocorre a discussão macro no tangente ao estabelecimento de metas para a Educação Infantil, por meio do Plano Municipal e, no contexto micro, nas ações observadas no cotidiano escolar. Concluiu-se, a partir deste estudo que houve contradições entre a gestão democrática (a que a gestora da unidade fez questão de aludir devido à atuação do Conselho de Escola e sob a qual se resguardou no discurso a Conferência Municipal de Educação) e as condições financeiro-técnico-administrativas, nas quais se amparam efetivamente as decisões, e sob as quais se respaldam e justificam medidas para além das demandas sociais, algo que, muitas vezes, não garante a imparcialidade ou o direito adquirido pela Lei, por isso deve ser refletido com mais cuidado.

Biografia do Autor

Abel José da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Formou-se tecnólogo em Logística e Transporte pela FATEC-Jahu (Faculdade de Tecnologia de Jaú), Pedagogia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e atualmente é mestrando do PPGE/UFSCar.

Flavia Camila Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Magistério em nível médio, graduada em Letras pelas Faculdades Integradas de Jaú e Pedagogia, pela UFSCar, especialista em "Educação para Relações Étnico-Raciais" pela UFSCAR e em "Ética, Valores e Cidadania" pela USP. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação da UFSCar, na linha Estado, Política e Formação Humana e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/GEPEC - UFSCar.

Downloads

Publicado

03-04-2020