ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS METAS DO PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) E DO PME (PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO): UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente artigo busca apresentar o resultado de um estudo que foi organizado por meio de leituras do âmbito documental (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016; SÃO CARLOS, 2006; SÃO CARLOS, 2015; SÃO CARLOS, 2017a, SÃO CARLOS, 2017b) e bibliográfico (HENRIQUES, 2015). O Objetivo foi contextualizar como ocorre a discussão macro no tangente ao estabelecimento de metas para a Educação Infantil, por meio do Plano Municipal e, no contexto micro, nas ações observadas no cotidiano escolar. Concluiu-se, a partir deste estudo que houve contradições entre a gestão democrática (a que a gestora da unidade fez questão de aludir devido à atuação do Conselho de Escola e sob a qual se resguardou no discurso a Conferência Municipal de Educação) e as condições financeiro-técnico-administrativas, nas quais se amparam efetivamente as decisões, e sob as quais se respaldam e justificam medidas para além das demandas sociais, algo que, muitas vezes, não garante a imparcialidade ou o direito adquirido pela Lei, por isso deve ser refletido com mais cuidado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.