DA ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADORA À GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS PARADIGMAS DA GESTÃO ESCOLAR
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre os paradigmas da gestão escolar desde o início do Séc. XX, apoiada nos princípios da administração científica até a gestão da atualidade, fundamentada nos princípios da gestão democrática. Fundamenta-se nos estudos bibliográficos dos teóricos da Administração Escolar e apresenta reflexões relacionando o caráter da gestão escolar aos aspectos políticos e sociais do seu tempo. Tem como base traçar uma linha temporal iniciando com os estudos pioneiros de Carneiro Leão de 1939, período da implantação industrial no Brasil em que as teorias administrativas empresariais de Taylor e Faiol muito influenciaram a administração educacional do país. Ao final do artigo apresenta-se a gestão democrática da educação, como um modelo em que todos os atores que compõem a comunidade escolar lutam juntos de forma descentralizada para se alcançarem os fins da escola, isto é, o bem ensinar e o bem aprender.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.