DA ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADORA À GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS PARADIGMAS DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre os paradigmas da gestão escolar desde o início do Séc. XX, apoiada nos princípios da administração científica até a gestão da atualidade, fundamentada nos princípios da gestão democrática. Fundamenta-se nos estudos bibliográficos dos teóricos da Administração Escolar e apresenta reflexões relacionando o caráter da gestão escolar aos aspectos políticos e sociais do seu tempo. Tem como base traçar uma linha temporal iniciando com os estudos pioneiros de Carneiro Leão de 1939, período da implantação industrial no Brasil em que as teorias administrativas empresariais de Taylor e Faiol muito influenciaram a administração educacional do país. Ao final do artigo apresenta-se a gestão democrática da educação, como um modelo em que todos os atores que compõem a comunidade escolar lutam juntos de forma descentralizada para se alcançarem os fins da escola, isto é, o bem ensinar e o bem aprender.

Biografia do Autor

Paula Manoel Crnkovic, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de Pedagogia da UFSCar

Giovanna Maria Recco Piccirilli, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de Pedagogia da UFSCar

Downloads

Publicado

03-04-2020