JOGO DIDÁTICO “DESCOBRINDO OS ARTRÓPODES”: UMA ESTRATÉGIA PARA INSTIGAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

O jogo didático diferencia-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e ser utilizado para atingir alguns objetivos pedagógicos, podendo melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi elaborar um jogo didático para auxiliar os docentes do ensino básico (tanto ensino fundamental II como ensino médio) no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de artrópodes. Um jogo de tabuleiro foi construído e complementado com artrópodes incrustados em resina. Esse jogo auxilia o professor nas aulas de ciências e biologia no tema artrópodes e apresenta uma abordagem lúdica, diferenciando-se dos métodos tradicionais expositivos em sala de aula. Além disso, desperta o interesse, curiosidade, atenção e trabalho em grupo dos alunos, demostrando a importância desses artrópodes para os ecossistemas do planeta em que vivemos. Conclui-se que o jogo didático “Descobrindo os artrópodes” pode ajudar o professor no ensino-aprendizagem de zoologia dos invertebrados e auxilia os alunos do ensino básico na construção do conhecimento em sala de aula.

Biografia do Autor

Jeniffer Natalia Teles, Universidade de São Paulo (USP) - Departamento de Biologia - FFCLRP

Aluna de Doutorado do programa de Biologia Comparada do departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Área: Biologia comparada com ênfase em diversidade genética de crustáceos decápodes

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2020