JOGO DIDÁTICO “DESCOBRINDO OS ARTRÓPODES”: UMA ESTRATÉGIA PARA INSTIGAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O jogo didático diferencia-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e ser utilizado para atingir alguns objetivos pedagógicos, podendo melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi elaborar um jogo didático para auxiliar os docentes do ensino básico (tanto ensino fundamental II como ensino médio) no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de artrópodes. Um jogo de tabuleiro foi construído e complementado com artrópodes incrustados em resina. Esse jogo auxilia o professor nas aulas de ciências e biologia no tema artrópodes e apresenta uma abordagem lúdica, diferenciando-se dos métodos tradicionais expositivos em sala de aula. Além disso, desperta o interesse, curiosidade, atenção e trabalho em grupo dos alunos, demostrando a importância desses artrópodes para os ecossistemas do planeta em que vivemos. Conclui-se que o jogo didático “Descobrindo os artrópodes” pode ajudar o professor no ensino-aprendizagem de zoologia dos invertebrados e auxilia os alunos do ensino básico na construção do conhecimento em sala de aula.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.