SABERES PROFISSIONAIS: UM ENSAIO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.

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Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca do processo de construção do conhecimento docente possuindo, como pano de fundo, a profissionalização do fazer docente, permitiu o aventar de um viés epistemológico à compreensão da prática pedagógica. A investigação, primou pela interlocução com obras de relevantes estudiosos e estudiosas acerca da temática, com destaque para Maurice Tardif. O diálogo com as literaturas propiciou o imbricar de conceitos que sustentam a epistemologia da prática para desvelar, a partir da práxis, enquanto acepção teórico-prática, caminhos para mobilização dos saberes docentes, sob uma perspectiva fundamentalmente ecológica. Assim, o contexto, permeado por imprevisibilidades inerentes à situação de aula a qual o docente está imerso, ditará o evocar desses saberes, dando azo a seu caráter instantâneo, permeável à ressignificação constante e infinita, amplificados pela prática reflexiva.

Biografia do Autor

Luis Felipe Nogueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte

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Publicado

09-08-2021