SABERES PROFISSIONAIS: UM ENSAIO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE.
Resumo
O artigo propõe uma reflexão acerca do processo de construção do conhecimento docente possuindo, como pano de fundo, a profissionalização do fazer docente, permitiu o aventar de um viés epistemológico à compreensão da prática pedagógica. A investigação, primou pela interlocução com obras de relevantes estudiosos e estudiosas acerca da temática, com destaque para Maurice Tardif. O diálogo com as literaturas propiciou o imbricar de conceitos que sustentam a epistemologia da prática para desvelar, a partir da práxis, enquanto acepção teórico-prática, caminhos para mobilização dos saberes docentes, sob uma perspectiva fundamentalmente ecológica. Assim, o contexto, permeado por imprevisibilidades inerentes à situação de aula a qual o docente está imerso, ditará o evocar desses saberes, dando azo a seu caráter instantâneo, permeável à ressignificação constante e infinita, amplificados pela prática reflexiva.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.