MÚSICA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Rafaela Ibelli de Araújo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Damiana Maria Sabino Lourenço Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Gabriel Eduardo Franchini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Lorena Rossales Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este relato de experiência surge com uma extensão universitária realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em uma Escola Estadual de Ensino Integral situada no interior de São Paulo. O objetivo deste texto é refletir sobre os resultados desta extensão universitária, em especial, destacar a formação de um grupo instrumental com estudantes dos Ensinos Fundamental (6º a 9º anos) e Médio. Desde o segundo semestre de 2019, por meio de uma disciplina eletiva, o grupo GEPESC vem refletindo sobre a formação musical e a convivência escolar com alunos e professores, em tempos atuais. A finalidade era desenvolver o gosto pela música e aperfeiçoar a expressividade; perceber e explorar os elementos constitutivos da música; promover percepção, experimentação, reprodução e criação de sons diversos; possibilitar oficinas práticas etc. O desenvolvimento desse aprendizado, até agora, resultou em procedimentos práticos com perspectivas de relacionamentos coletivos, com finalidade de compreender a importância da educação musical para crianças e jovens da Educação Básica. Ao promover atividades musicais buscou-se superar os desafios relacionados com a interação entre os alunos e aos conhecimentos em música, oportunizando estímulos e incentivos de um fazer mais criativo.

Downloads

Publicado

10-08-2020