MÚSICA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este relato de experiência surge com uma extensão universitária realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em uma Escola Estadual de Ensino Integral situada no interior de São Paulo. O objetivo deste texto é refletir sobre os resultados desta extensão universitária, em especial, destacar a formação de um grupo instrumental com estudantes dos Ensinos Fundamental (6º a 9º anos) e Médio. Desde o segundo semestre de 2019, por meio de uma disciplina eletiva, o grupo GEPESC vem refletindo sobre a formação musical e a convivência escolar com alunos e professores, em tempos atuais. A finalidade era desenvolver o gosto pela música e aperfeiçoar a expressividade; perceber e explorar os elementos constitutivos da música; promover percepção, experimentação, reprodução e criação de sons diversos; possibilitar oficinas práticas etc. O desenvolvimento desse aprendizado, até agora, resultou em procedimentos práticos com perspectivas de relacionamentos coletivos, com finalidade de compreender a importância da educação musical para crianças e jovens da Educação Básica. Ao promover atividades musicais buscou-se superar os desafios relacionados com a interação entre os alunos e aos conhecimentos em música, oportunizando estímulos e incentivos de um fazer mais criativo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.