(DES)TERRITÓRIO-ESCOLA: A MULTIPLICIDADE DE CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS
Resumo
As mudanças educacionais têm se emergido com premência frente à avalanche de regimentos enclausuradores de se fazer e pensar a escola. Nessa prerrogativa, o presente ensaio teórico e dissertativo se delineou sob campo operatório da filosofia de Deleuze e Guattari como uma possibilidade de pensar, criar e imaginar a escola como um território. Com discussões que sobrevoaram sobre os desdobramentos dos conceitos, das territorialidades e as desterritorializações da prática docente, o objetivo deste trabalho se instaurou na premissa investigativa de conceber a escola como um território de experimentações, fazeres e multiplicidades, que se engajam na potência criativa e inventiva de realizar fissuras, brechas e frestas sob a tentativa de engessamento escolar. Assim, utilizando-se de autores que se movimentam na possibilidade da educação menor, aquela que começa na sala de aula, nos corredores, no cotidiano e nos afetos, a problemática educacional aqui referenciada é da urgência de repensarmos uma pedagogia que não se esmera em métodos reprodutivos, mas de práticas que caminhem por vias da invenção e da criação. É se movimentar em processos desterritorializantes, que se incidem nas múltiplas paisagens, dobras e planos que se entrelaçam na construção do território-escola.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.