EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE INCLUSÃO “TROCANDO CARTAS”
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o relato de experiência do projeto “Trocando Cartas”, realizado com os alunos e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraju – APAE de Piraju (SP). Este projeto de intervenção terapêutica, realizado pelo setor de psicologia, teve como escopo proporcionar aos participantes, condições para a valorização pessoal, elevação da autoestima, interação social e, principalmente, o desenvolvimento de suas habilidades de vida diária e de vida prática. Para a aplicação desta proposta utilizamos como embasamento teórico a teoria de Pichon Rivière. Por meio do projeto “Trocando Cartas”, os alunos e usuários envolvidos na proposta realizaram descobertas pessoais no sentido de habilidades motoras, cognitivas e sociais ainda não exploradas anteriormente. Este projeto atendeu pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo. Estima-se que 100 pessoas, entre a faixa etária de sete a setenta anos, foram beneficiadas por esta intervenção institucional. Palavras-chave: Psicologia. Desenvolvimento. Educação especial. Grupo-operativo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.