EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE INCLUSÃO “TROCANDO CARTAS”

Autores

  • Rita Ferreira da Silva

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o relato de experiência do projeto “Trocando Cartas”, realizado com os alunos e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraju – APAE de Piraju (SP). Este projeto de intervenção terapêutica, realizado pelo setor de psicologia, teve como escopo proporcionar aos participantes, condições para a valorização pessoal, elevação da autoestima, interação social e, principalmente, o desenvolvimento de suas habilidades de vida diária e de vida prática. Para a aplicação desta proposta utilizamos como embasamento teórico a teoria de Pichon Rivière. Por meio do projeto “Trocando Cartas”, os alunos e usuários envolvidos na proposta realizaram descobertas pessoais no sentido de habilidades motoras, cognitivas e sociais ainda não exploradas anteriormente. Este projeto atendeu pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo. Estima-se que 100 pessoas, entre a faixa etária de sete a setenta anos, foram beneficiadas por esta intervenção institucional. Palavras-chave: Psicologia. Desenvolvimento. Educação especial. Grupo-operativo.

Biografia do Autor

Rita Ferreira da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José(2018), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos(2011), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Corporativa Cespi(2014) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Norte do Paraná(2013). Atualmente é Professor da Aprove Cursos e Psicóloga e Equoterapeuta do Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bernardino de Campos. Tem experiência na área de Psicologia.

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Publicado

20-04-2021