A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE HOSPITALAR
Resumo
O presente artigo procura abordar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de ensino, considerando suas principais funções dentro do espaço hospitalar. Fazemos um breve comentário sobre o conceito da educação não formal, considerando os diversos meios de atuação do profissional da Pedagogia, de acordo com as necessidades ocasionadas pelas transformações sociais. Realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com uma pedagoga atuante em um hospital municipal do Norte do Brasil, além de conhecer a brinquedoteca onde acontecem os atendimentos. Os resultados apontam que o pedagogo possui funções distintas daquelas apresentadas em ambiente formal de educação, pois é necessário saber transformar o espaço hospitalar em um ambiente aconchegante para a criança enferma, de forma que este minimize seus traumas ou medos ocasionados por sua situaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.