EDUCAÇÃO APÓS-AUSCHWITZ REVISITADA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Anete Abramowicz

Resumo

Este artigo intitulado: Educação após-Auschwitz, revisitada em tempos de pandemia constituiu-se em aula sobre Educação após- Auschwitz ofertada pela linha de pesquisa denominada: Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizada em meio à pandemia, como aula aberta em um curso que denominamos: Brazil, Brasis e a Educação, o que a Educação nos revela. Neste artigo retomamos a questão judaica, na perspectiva do debate sobre racismo mostrando as diferentes facetas que ele se expressa em situações limites como no campo de concentração e na escravidão, por exemplo. A partir de uma perspectiva “pessoal”, oral e de memórias retomo o tema como constitutivo de processos de subjetivação coletivos e individuais. O objetivo do artigo é mostrar a maneira pela qual o fascismo se espraia no tecido social e aponta para a importância de uma Educação Infantil pós-pandemia na chave da diferença.

Biografia do Autor

Anete Abramowicz

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar. Integrante da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade.

Downloads

Publicado

06-10-2020