A EDUCAÇÃO SOB O PRISMA DA INTERDISCIPLINARIDADE E EPISTEMOLOGIA ECOSSISTÊMICA
Resumo
Vivemos em um mundo globalizado, onde os fenômenos sociais, econômicos e ambientais nos afetam em redes de interconexões. Contudo, ainda estamos sob a ordem de uma educação fragmentada, disciplinar. O que tende a favorecer a formação de uma visão de mundo desconexa da realidade. Apesar do contexto global, as políticas que atuais que legitimam o currículo escolar continuam orientando a hierarquização e fragmentação disciplinar. Autores como Capra, Fazenda e Morin vêm apontando a interdisciplinaridade, como estratégia metodológica, e a epistemologia ecossistêmica para práxis pedagógica rebelde, que fomente nos estudantes a percepção ecossistêmica. No bojo deste estudo, realizamos uma breve discussão sobre conceito de educação na sua multidimensionalidade, apontamos a intencionalidade das políticas que legitimam o processo educativo e evidenciamos a potencialidade da epistemologia ecossistêmica e a interdisciplinaridade como elementos para ressignificação do currículo e da práxis educativa. Para realizar o estudo, tecemos uma rede entre o referencial teórico e documentos norteadores da educação, levando em consideração o contexto global em que estamos inseridos. Como procedimento metodológico adotamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Políticas Educacionais. Educação. Epistemologia ecossistêmica. Currículo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.