A EDUCAÇÃO SOB O PRISMA DA INTERDISCIPLINARIDADE E EPISTEMOLOGIA ECOSSISTÊMICA

Autores

Resumo

Vivemos em um mundo globalizado, onde os fenômenos sociais, econômicos e ambientais nos afetam em redes de interconexões. Contudo, ainda estamos sob a ordem de uma educação fragmentada, disciplinar. O que tende a favorecer a formação de uma visão de mundo desconexa da realidade. Apesar do contexto global, as políticas que atuais que legitimam o currículo escolar continuam orientando a hierarquização e fragmentação disciplinar. Autores como Capra, Fazenda e Morin vêm apontando a interdisciplinaridade, como estratégia metodológica, e a epistemologia ecossistêmica para práxis pedagógica rebelde, que fomente nos estudantes a percepção ecossistêmica. No bojo deste estudo, realizamos uma breve discussão sobre conceito de educação na sua multidimensionalidade, apontamos a intencionalidade das políticas que legitimam o processo educativo e evidenciamos a potencialidade da epistemologia ecossistêmica e a interdisciplinaridade como elementos para ressignificação do currículo e da práxis educativa. Para realizar o estudo, tecemos uma rede entre o referencial teórico e documentos norteadores da educação, levando em consideração o contexto global em que estamos inseridos. Como procedimento metodológico adotamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Políticas Educacionais. Educação. Epistemologia ecossistêmica. Currículo.

Biografia do Autor

Kátia Oliveira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Professora/Pedagoga na SEMED- Manaus-AM, Mestra em Sociedade e Cultura Na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (INTERFACES)- UFAM

Downloads

Publicado

09-08-2021