ATIVIDADE PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO IFES-CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever os impactos na rotina dos professores para realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) em decorrência do distanciamento social provocado pelo novo coronavírus – Covid-19. Trata-se de um estudo quali-quantitavo, realizado entre os meses de julho a agosto de 2020. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e uma questão aberta, enviado por meio digital, e-mail institucional, a todos os professores do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim. Os sujeitos da pesquisa foram 30 professores, que concordaram voluntariamente em responder e participar do estudo. Os dados produzidos foram organizados em blocos temáticos que contemplaram os elementos: disciplinas, APNPs, tempo, processos de ensinar-e-aprender e emocional. Reconhecer as limitações, as dificuldades, os esforços de cada um nesse processo é humanizar um momento de desafios extremos a que todos estamos submetidos. Pelos dados produzidos, podemos reconhecer a fragilidade dessa interação com os alunos, assim como destacar e defender a importância das relações construídas pelo contato, da presença, do olho no olho. Ser professor em tempo de pandemia requer, para além do conhecimento e experiência, resiliência para garantir, a partir do seu ofício, os processos de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.