O TRABALHO DA SUPERVISÃO ESCOLAR EM PROJETOS EDUCACIONAIS INOVADORES: ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO ANTIRRACISTA
Resumo
Problematiza-se, neste estudo de caso, a atuação da Supervisão Escolar em projetos educacionais inovadores, por meio da análise de narrativas de parte da comunidade da escola municipal Saint’Hilaire, localizada na cidade de Porto Alegre – RS, que tem, entre seus objetivos, a educação antirracista. O modelo escolar tradicional tem sido questionado, assim, enfatiza-se a necessidade de buscar alternativas pedagógicas que valorizem a experiência estudantil, dialoguem com a cultura de informação e reconheçam as diversidades, promovendo, então, aprendizagens concretas. Nesse âmbito, constata-se que o trabalho pedagógico por projetos é uma metodologia viável de transformação social, e se reconhece a importância da gestão escolar na condução destas novas propostas. Sendo assim, o artigo conclui que uma das principais características do trabalho da Supervisão Escolar na liderança de projetos inovadores é a capacidade comunicativa de articulação democrática entre os diferentes segmentos institucionais em prol do cumprimento dos objetivos educacionais da escola.Downloads
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