O TRABALHO DA SUPERVISÃO ESCOLAR EM PROJETOS EDUCACIONAIS INOVADORES: ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO ANTIRRACISTA

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Resumo

Problematiza-se, neste estudo de caso, a atuação da Supervisão Escolar em projetos educacionais inovadores, por meio da análise de narrativas de parte da comunidade da escola municipal Saint’Hilaire, localizada na cidade de Porto Alegre – RS, que tem, entre seus objetivos, a educação antirracista. O modelo escolar tradicional tem sido questionado, assim, enfatiza-se a necessidade de buscar alternativas pedagógicas que valorizem a experiência estudantil, dialoguem com a cultura de informação e reconheçam as diversidades, promovendo, então, aprendizagens concretas. Nesse âmbito, constata-se que o trabalho pedagógico por projetos é uma metodologia viável de transformação social, e se reconhece a importância da gestão escolar na condução destas novas propostas. Sendo assim, o artigo conclui que uma das principais características do trabalho da Supervisão Escolar na liderança de projetos inovadores é a capacidade comunicativa de articulação democrática entre os diferentes segmentos institucionais em prol do cumprimento dos objetivos educacionais da escola.

Biografia do Autor

Adriana Costa

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Metodista IPA (2010), pós-graduações (lato sensu) em História Africana e Afro-Brasileira, pela Faculdade Porto Alegrense - FAPA (2012), e pós-graduação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional: tecendo a ação coletiva pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (2020). Tem experiência como Educadora Social, promovendo e estimulando o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens empobrecidos, em situação de risco, rua e/ou vulnerabilidade social através de atividades extracurriculares, no turno inverso ao da escola. Atualmente é professora de História no Magistério Público Estadual do Rio Grande do Sul e mestranda em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

11-12-2022