“GEOGRAFANDO O LITORAL SUL CAPIXABA”: ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS DOS COTIDIANOS ESCOLARES COM A AULA DE CAMPO
Resumo
A investigação proposta almeja por meio da aula de campo, que os/as diversos agentes sociais, estudantes, professores, pedagogos e residentes, compreendam suas realidades, cartografem paisagens, expressem sentimentos, sensibilizem-se com o ambiente e exerçam a empatia e a cidadania. A presente pesquisa originou-se das inter-relações teórico-práticas engendradas no decorrer do Programa Residência Pedagógica e consubstanciou-se a partir da aula de campo para o município de Guarapari, litoral sul capixaba. Analiticamente, utilizou-se de matizes teóricas do método cartográfico, dos estudos nos/dos cotidianos, das pesquisas ambientais e das compreensões educacionais freirianas em hibridismo com as experimentações discentes. Considera-se que a práxis proposta foi enriquecedora para todos os agentes envolvidos, pois facultou-os a novas práticas investigativas cotidianas e lhes sensibilizou para a constituição de outras espacialidades. Espera-se que tal estudo contribua para a busca por uma educação crítica, plural e diversa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.