AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

A tecnologia está presente nas diferentes atividades do dia a dia dos seres humanos. Diante disso, as instituições escolares precisam estar em constante transformação, adequando-se às demandas da sociedade, visto que é possível observar que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos ambientes educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição do uso das tecnologias digitais no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista o papel dos professores desta faixa etária. Por meio da abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, na qual foram selecionadas publicações no período de 2011 a 2018 relacionadas à temática das tecnologias digitais no contexto da Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que diversas tecnologias podem ser observadas nas instituições de Educação Infantil. Estas expressam inúmeras contribuições para a aprendizagem das crianças, bem como compõem possibilidades para o trabalho pedagógico em sala de aula. Para que a integração dessas tecnologias ocorra de maneira adequada às práticas pedagógicas na Educação Infantil, observa-se a necessidade de uma formação inicial e continuada dos professores pertinentes às atuais demandas da sociedade.

Biografia do Autor

Nayara Affonso Souza, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Caroline Terroni, Universidade Federal de São Carlos

Estudante do curso de Graduação em Pedagogia pela UFSCar

Downloads

Publicado

11-12-2022