AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A tecnologia está presente nas diferentes atividades do dia a dia dos seres humanos. Diante disso, as instituições escolares precisam estar em constante transformação, adequando-se às demandas da sociedade, visto que é possível observar que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos ambientes educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição do uso das tecnologias digitais no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista o papel dos professores desta faixa etária. Por meio da abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, na qual foram selecionadas publicações no período de 2011 a 2018 relacionadas à temática das tecnologias digitais no contexto da Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que diversas tecnologias podem ser observadas nas instituições de Educação Infantil. Estas expressam inúmeras contribuições para a aprendizagem das crianças, bem como compõem possibilidades para o trabalho pedagógico em sala de aula. Para que a integração dessas tecnologias ocorra de maneira adequada às práticas pedagógicas na Educação Infantil, observa-se a necessidade de uma formação inicial e continuada dos professores pertinentes às atuais demandas da sociedade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.