ORIGAMI EM SALA DE AULA: ARTE, CRIATIVIDADE E LUDICIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar e discutir como a arte do origami pode ser usada em sala de aula para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa. O origami é uma arte japonesa consiste em dobrar papel para se obter formas significáveis como animais, pessoas ou objetos, entre outras. Nesse sentido, para o atingimento do objetivo pretendido, relata-se três aulas de língua inglesa realizadas em uma turma do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola particular localizada do município do Rio de Janeiro, nas quais o origami foi utilizado como ferramenta para prática das competências linguísticas e para a aprendizagem. Assim, levando em consideração as diversas possibilidades de uso do origami, entende-se que essa arte é relevante para as aulas de língua inglesa, não somente por permitir o exercício da língua-alvo, mas também por trabalhar com o estímulo da criatividade e da imaginação.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.