ORIGAMI EM SALA DE AULA: ARTE, CRIATIVIDADE E LUDICIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar e discutir como a arte do origami pode ser usada em sala de aula para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa. O origami é uma arte japonesa consiste em dobrar papel para se obter formas significáveis como animais, pessoas ou objetos, entre outras. Nesse sentido, para o atingimento do objetivo pretendido, relata-se três aulas de língua inglesa realizadas em uma turma do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola particular localizada do município do Rio de Janeiro, nas quais o origami foi utilizado como ferramenta para prática das competências linguísticas e para a aprendizagem. Assim, levando em consideração as diversas possibilidades de uso do origami, entende-se que essa arte é relevante para as aulas de língua inglesa, não somente por permitir o exercício da língua-alvo, mas também por trabalhar com o estímulo da criatividade e da imaginação.

Biografia do Autor

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Atualmente, é mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

09-08-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências