PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM CIEP: ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Resumo
O conceito de Projeto Político Pedagógico [PPP] é complexo, pois abarca todo trabalho a ser realizado pela escola, a fim de sistematizar ações que evidenciem os objetivos centrais da instituição. A presente investigação teve por objetivo, analisar os PPP do Centro Integrado de Educação Pública [CIEP] localizado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender como esta unidade escolar definiu e/ou reelaborou sua identidade educativa. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico de Vasconcellos (1997) sobre Marco Referencial, Diagnóstico e Programação e a metodologia qualitativa para análise de conteúdos de Ludke&André (1986). Os resultados permitiram conhecer como esta instituição se organiza para oferecer uma educação pública de qualidade, assim como o processo de construção e reelaboração de seus marcos referenciais, diagnósticos e planos de ações, tendo como referência as necessidades apresentadas pela comunidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.