DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar criticamente as razões para a reformulação do Ensino Médio, bem como os desafios que se impõem nesse contexto, sobretudo no estado da Bahia onde há o maior número de escolas que deverão iniciar a implementação do Novo Ensino Médio ainda esse ano. Trata-se de uma reflexão, na qual são discutidas as causas para essa reformulação conforme os documentos oficiais, mas também de acordo com as inferências de pensadores da área de educação que identificam diferentes causas para tal mudança na última etapa da educação básica. Tem por objetivo também refletir sobre as possíveis consequências da reforma a partir das ponderações de representantes de entidades sociais que militam em prol da educação pública gratuita de qualidade. O tema é trabalhado com base em pesquisa bibliográfica em fontes distintas, tendo em vista analisar de que maneira as mudanças que deverão ocorrer no Ensino Médio podem interferir na garantia da qualidade da educação, partindo do princípio de que a educação é um dos direitos sociais mais básicos para o convívio social e que a Educação em Direitos Humanos é o caminho para formar cidadãos conscientes e críticos. Palavras-chave: Ensino Médio. Educação. Direitos Humanos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.