INTERINSTITUCIONALIDADE E INTERSETORIALIDADE NA PRODUÇÃO DA CARTILHA DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO CONTRA ESTUDANTES INDÍGENAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM/PA: VIVÊNCIAS, FORMAÇÃO E PROPOSIÇÕES
Resumo
Apresentamos reflexões a partir das experiências na execução do Projeto de Extensão intitulado “Cartilha de combate ao racismo e a discriminação contra indígenas nas escolas públicas da rede urbana de Santarém/PA” desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a 5ª Unidade Regional de Educação em Santarém (5ª URE/PA). O grupo foi criado em resposta à demanda judicial do Ministério Público Federal à Secretaria de Estado de Educação (Seduc/PA), objetivando qualificar o debate, propor formação, bem como refletir sobre a proposição de estratégias e metodologias para o enfrentamento ao racismo e a discriminação contra indígenas no contexto escolar urbano. A diversidade do grupo formado por pesquisadores da saúde coletiva e da educação, profissionais da área da educação e estudantes indígenas de graduação e de mestrado, possibilitou o desenvolvimento de metodologia participativa trabalhada em três momentos. O primeiro direcionado aos gestores das instituições de ensino da cidade do nível fundamental, médio e superior, o segundo para os docentes e o terceiro momento para os estudantes indígenas dessas mesmas instituições. A divisão em três momentos possibilitou a discussão de pontos comuns nas diferentes instituições de ensino, abordando elementos sobre racismo contra povos indígenas a partir da visão estrutural, institucional e imagética. A partir dessa metodologia foram desenvolvidas estratégias significativas de formação, de reflexão e de construção coletiva do conhecimento. Tema transversal e interdisciplinar nas políticas públicas de saúde e da educação, a questão do racismo ainda encontra pouca discussão quando voltada contra povos indígenas, e sobretudo nos espaços urbanos. Dessa forma, as atividades mostraram-se relevantes e necessárias por colocar no centro da discussão a experimentação de criação de dispositivos institucionais que se apresentam como espaços de formação humana e de construção de conhecimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.