ENCICLOPÉDIA DISCURSIVA DA COVID-19: BALANÇO E PERSPECTIVAS

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Resumo

Neste artigo, apresentamos o processo de produção da Enciclopédia Discursiva da COVID-19, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Letras da UFSCar, iniciativa da equipe de Curadoria Linguística do InformaSUS-UFSCar, que reúne verbetes elaborados por discursivistas filiados/as a distintas instituições brasileiras. Trata-se de uma plataforma dialógica e colaborativa que busca apreender os diferentes sentidos que circulam nos termos, expressões e construções discursivas sobre a pandemia da COVID-19, possibilitando aos leitores uma visão mais crítica da realidade. Ao longo do segundo semestre de 2020, foram publicados catorze verbetes que buscam evidenciar a guerra discursiva pela tomada polêmica dos termos que dizem a pandemia da COVID-19 no Brasil. Diferentemente de outros trabalhos existentes no contexto brasileiro contemporâneo que também buscam descrever os termos que irromperam com a pandemia, a Enciclopédia Discursiva da COVID-19, partindo de uma concepção de linguagem que não reduz os termos vinculados à realidade vivida e experimentada a uma simples nomenclatura, advoga que a linguagem não apenas retrata, mas, sobretudo, refrata a realidade por meio de diferentes posicionamentos ideológicos, fundados num imaginário social, desencadeando divergentes “gestos de interpretação” (Orlandi, 1999) que “metaforizam” (Orlandi, 2020) e “narrativizam” este acontecimento real que é a pandemia.

Biografia do Autor

Fernanda Castelano Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Letras da UFSCar, Área de Língua Espanhola e suas Literaturas.

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Letras da UFSCar, Área de Linguística e Língua Portuguesa.

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Publicado

20-04-2021